Após vitória fora dos campos, Flamengo retoma Carioca em duelo com o Bangu.

O Campeonato Carioca será retomado nesta quinta-feira, às 21 horas, no Maracanã, com a partida entre Bangu e Flamengo. Sem público e sem acordo para a transmissão na televisão, os clubes darão o pontapé inicial que marcará o restabelecimento do futebol fluminense, em meio à pandemia da covid-19, em compromisso válido pela quarta rodada da Taça Rio, o segundo turno do Estadual.

A volta pode ser encarada como uma vitória política da equipe rubro-negra. Afinal, antes da retomada das atividades, Flamengo e Vasco pressionaram para acelerar a retomada do futebol. Os presidentes de ambas as equipes, Rodolfo Landim, da rubro-negra, e Alexandre Campelo, do cruzmaltino, se encontraram em 19 de maio com o presidente da República Jair Bolsonaro, em Brasília.

A polêmica volta do futebol no Rio teve seu auge no final de maio, quando o Flamengo retomou as sessões de treinamento sem o consentimento das entidades sanitárias estaduais. Mas o clube decidiu “peitar” as ordens do governo carioca.

O Vasco, por sua vez, apenas restabeleceu as atividades em campo quando permitido no início de junho. Fluminense e Botafogo ainda não voltaram aos treinos. Para que a retomada dos trabalhos, de fato, acontecesse, os clubes submeteram jogadores, funcionários e comissões técnicas a testes.

O Flamengo foi o primeiro a divulgar a lista de infectados, na primeira semana de maio. Dentre as 293 pessoas testadas, 38 resultados positivos para a covid-19 foram detectados, dentre eles, de três jogadores.

O Vasco divulgou sua relação de testes positivos um mês após o rubro-negro. Na lista do cruzmaltino, 16 jogadores testaram positivo para a covid-19. O Botafogo, por sua vez, comunicou, na última terça-feira, que cinco atletas testaram positivo para a doença. A relação de infectados veio junto a confirmação de que o clube, enfim, restabeleceria as sessões de treinamento.

Dentre os quatro grandes cariocas, o Fluminense foi o único que ainda não divulgou a relação de infectados, assim como não se pronunciou sobre a retomada das atividades nas Laranjeiras.

Apesar da maioria dos clubes concordarem com a volta da competição estadual, a decisão não foi um consenso. Botafogo e Fluminense são contrários ao retorno imediato do torneio. “Como prefeito da cidade, fiz um pedido para o presidente da federação no sentido de que aqueles clubes que acham que devem voltar em julho não sofram qualquer tipo de W.O. ou punição da federação porque neste momento precisamos levar em consideração que cada um reage de maneira diferente”, afirmou o prefeito do Rio, Marcelo Crivella.

O Campeonato Carioca estava paralisado há mais de três meses. No momento de sua interrupção, o Flamengo liderava, com nove pontos, o Grupo A, na frente do Boavista, com seis. Empatados, com quatro pontos cada, estão Bangu e Botafogo, na terceira e quarta colocação, respectivamente. Portuguesa e Cabofriense ocupam as duas últimas posições.

No Grupo B, o Fluminense lidera com nove pontos. Atrás dele está o Madureira, com seis pontos e, em seguida, o Volta Redonda, com quatro. Macaé, Vasco e Resende estão na quarta, quinta e sexta colocação, com três, dois e um ponto, respectivamente.

Apesar da interrupção, os times devem entrar em campo nesta quinta com força máxima. O Flamengo, que renovou com Jorge Jesus, deve ter apenas uma alteração: a entrada de Léo Pereira no lugar de Gustavo Henrique.

FICHA TÉCNICA:

BANGU x FLAMENGO

BANGU – Matheus Inácio; Juliano, Michel, Rodrigo Lobão e Dieyson; Felipe Dias, Josiel e Juan Felipe; Octávio, Rocha e Jairinho. Técnico: Eduardo Allax.

FLAMENGO – Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Léo Pereira e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson e Éverton Ribeiro; Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabriel. Técnico: Jorge Jesus.

ÁRBITRO – Wagner do Nascimento Magalhães.

HORÁRIO – 21 horas.

LOCAL – Maracanã, no Rio.

O Flamengo foi o primeiro a divulgar a lista de infectados, na primeira semana de maio.

%d blogueiros gostam disto: